Quais são os fatores que influenciam o crescimento? 

O principal fator é a genética que pode ser inferida através da altura dos pais.  Faz sentido pensarmos que pais baixos terão filhos baixos e pais altos terão filhos altos mas, de vez em quando, isto não ocorre.  Uma maneira de se calcular o alvo genético de uma criança é através da média corrigida da altura dos pais.  Para meninas temos de subtrair 13 cm da altura do pai, somar a altura da mãe e dividir este valor por dois ((mãe+pai-13)/2).  Para os meninos o cálculo é feito somando-se 13 cm à altura da mãe, adicionando-se a altura do pai e dividindo por dois ((mãe+13+pai)/2).  O alvo genético vai de 5 cm abaixo da média corrigida da altura dos pais até 5 cm acima.

O que o alvo genético representa?  Se um casal tiver 10 filhos normais e saudáveis, estatisticamente 8 filhos terão a altura final dentro do alvo genético.  Um filho terá sua altura final mais de 5 cm acima da média corrigida da altura dos pais e um outro filho terá sua altura final mais de 5 cm abaixo da média corrigida da altura dos pais.

Outro fator que influencia a altura final é a saúde visto que uma criança que não é saudável pode não crescer bem.  E a alimentação e os esportes, fazem uma grande diferença?  Na verdade não muita, se a criança for saudável.  É lógico que uma criança que pratica esportes e se alimenta adequadamente tem maiores chances de ser saudável e fazer uso de todo o seu potencial de crescimento.

O que é importante levar em consideração quando se avalia o crescimento de uma criança?  Devemos levar em conta o ganho estatural (velocidade de crescimento) desta criança no período pré-natal (intra-útero) e nos anos subseqüentes.  Por exemplo, uma criança que vem crescendo seguindo a curva de crescimento (Figura da esquerda), mesmo que abaixo da curva, preocupa menos do que uma criança que vem desviando da curva (Figura da direita).

Caixa de texto:  E o que pode causar uma diminuição na velocidade de crescimento e conseqüente desvio na curva de crescimento? 

Algumas vezes o primeiro sinal de um problema na saúde de uma criança é uma alteração na velocidade de crescimento.  Isto quer dizer que muitas doenças podem afetar o crescimento, como intolerância ao glúten (doença celíaca), doenças inflamatórias intestinais, etc.  E toda criança que apresenta uma diminuição na velocidade de crescimento tem um problema sério?  Não necessariamente.  Além disso, como ocorre uma aceleração na velocidade de crescimento na puberdade, crianças que apresentam um atraso no início do desenvolvimento puberal estarão temporariamente mais baixas que seus colegas, até que tenham o seu próprio estirão puberal.

 

E quais as causas endócrinas para baixa estatura e diminuição da velocidade de crescimento?

Temos que pensar na deficiência de hormônio tireoidiano, deficiência de hormônio do crescimento e excesso de glucocorticóides.

 

Existe tratamento para baixa estatura?

Se a criança não está crescendo como esperado por apresentar um problema de saúde, ao melhorar a saúde a velocidade de crescimento deverá aumentar. 

Se a criança for saudável e for baixa por uma característica dela, estudos mostram que o uso de hormônio de crescimento talvez aumente a altura final em 2-4cm, um aumento muito discreto.