Hipotireoidismo é quando os níveis séricos de hormônio tireoidiano estão abaixo do ideal.

Quais os sinais de hipotireoidismo?

Como foi dito, os hormônios tireoidianos são responsáveis pelo metabolismo geral.  Falta de hormônio tireoidiano leva a uma diminuição da freqüência cardíaca, ganho de peso, sentir mais frio que os colegas, pele seca, cansaço e constipação (prisão de ventre).  Em algumas crianças o rendimento escolar não altera muito mas em outras pode haver uma piora.  Em pediatria, um dos sinais mais marcantes é o déficit de crescimento, ocorrendo uma diminuição na sua velocidade de crescimento.

Quais as causas para o hipotireoidismo?

Quando o hipotireoidismo está presente ao nascer, é chamado de hipotireoidismo congênito que é discutido em outra seção.

A principal causa de hipotireoidismo adquirido é chamada de doença de Hashimoto ou tireoidite auto-imune.  Como o próprio nome diz, a doença de Hashimoto é uma doença auto-imune, na qual o corpo começa a produzir anticorpos que interferem na capacidade da glândula tireóide de produzir hormônios tireoidianos.  Essa doença é mais comum em mulheres e é freqüentemente diagnosticada na puberdade.  Devido a este processo auto-imune ocorre uma inflamação na glândula e esta pode aumentar de tamanho, o que é chamado de bócio.

O uso de iodo radioativo para o tratamento de um quadro de hipertireoidismo também pode causar hipotireoidismo.

Como o controle da produção hormonal da tireóide é feito pelo hipotálamo e pela hipófise, lesões nessa áreas também podem levar a um quadro de hipotireoidismo.

Algumas medicações podem causar um quadro de hipotireoidismo.

Deficiência de Iodo pode causar hipotireoidismo (daí o sal de cozinha, por lei, ser iodado).

Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo?

O diagnóstico é feito baseado na história do paciente, no exame físico e exames laboratoriais.  O médico pode solicitar as dosagens no sangue de T3, T4, e TSH.  Ele pode também dosar os auto-anticorpos mais comumente achados nas doenças da tireóide.  Classicamente, os níveis no sangue de T3 e T4 encontram-se baixos e os níveis de TSH encontram-se elevados, com exceção do hipotireoidismo por lesão de hipotálamo ou de hipófise, nos quais os níveis de TSH não deverão estar elevados.

Como se trata o hipotireoidismo?

O tratamento é feito com o próprio hormônio tireoidiano.  Como o corpo tem a capacidade de converter T4 em T3, baseado na sua necessidade, o tratamento ideal é feito com levotiroxina.  A dose em crianças é maior, por quilograma de peso, do que em adultos e deve ser ajustada baseada nos níveis séricos de T4 e TSH.

Retornar à Homepage ou tireóide