Definição:

Puberdade tardia é quando a criança não apresenta as alterações corporais relativas à puberdade na idade esperada.  Para a menina esta idade limite é em torno de 13-14 anos e para o menino em torno de 14-15 anos.

 

Causa:

A principal causa para este quadro é o chamado “atraso constitucional do desenvolvimento”.  Neste quadro, todo o desenvolvimento corporal da criança estará atrasado mas irá acontecer naturalmente.  Como a idade óssea e o estirão puberal estarão atrasados, a criança terá, durante a infância uma relativa baixa estatura que irá piorar com a puberdade e melhorar após o crescimento das outras crianças ter cessado.

Podemos dividir as causas para o atraso puberal em hipogonadotróficas e hipergonadotróficas; tradução: as características puberais ocorrem devido à presença de hormônios sexuais.  Estes hormônios são, na sua maior parte, produzidos pelas gônadas.  As gônadas são reguladas pela hipófise através dos hormônios LH e FSH, que são chamados de gonadotrofinas.

Se a puberdade de uma criança não está começando devido a um problema na hipófise ou no hipotálamo, a criança não estará produzindo as gonadotrofinas, daí este quadro ser chamado de hipogonadismo hipogonadotrófico.

Em uma pessoa normal, a produção das gonadotrofinas leva a produção hormonal pelas gônadas que, por retro-alimentação negativa, levará a uma diminuição da produção das próprias gonadotrofinas.  Quando uma criança não demonstra sinais de hormônios sexuais por um problema na gônada, deveremos encontrar níveis elevados das gonadotrofinas por ausência de retro-alimentação negativa.  Teremos então um quadro de hipogonadismo hipergonadotrófico.

 

Investigação:

   Como parte da investigação freqüentemente será solicitada uma idade óssea, para avaliar o nível de maturação corporal.  Exames de sangue podem ajudar a diferenciar entre defeitos a nível gonadal ou a nível central.  Tendo-se uma noção da localização do problema pode-se solicitar exames de imagem, como ultra-sonografia abdominal para problemas ovarianos e ressonância magnética de encéfalo para problemas de hipófise ou hipotálamo. 

 

Tratamento:

O tratamento é feito com esteróides sexuais.  Estes tem, como efeito colateral se administrados precocemente, a baixa estatura por estimular um amadurecimento precoce das epífises de crescimento.

 

 

Retornar para homepage

Ir para puberdade precoce, puberdade