A puberdade é o processo pelo qual o corpo humano atinge a maturidade sexual, com capacidade para reprodução.

Existe uma grande variação na idade com que a puberdade começa, mas de maneira geral as meninas iniciam-na entre 8-13 anos de idade, 1-2 anos antes dos meninos.

O início da puberdade nas meninas é marcado pelo desenvolvimento das mamas.  Depois começam a aparecer os pêlos pubianos.  No início do processo puberal as meninas apresentam o estirão puberal de crescimento, diferente dos meninos que irão apresentar-lo ao final da puberdade.  Este fato explica parcialmente porque entre os 12 e 13 anos de idade, as meninas são mais altas que os meninos. Por volta dos 12 anos e 9 meses ocorre a primeira menstruação da menina (chamada de menarca).  Neste momento, a menina já atingiu, na média, 95% de sua altura final.

O início da puberdade nos meninos é marcado pelo aumento do volume testicular, seguido de uma maturação da genitália e o aparecimento de pêlos pubianos.  Pêlos faciais (bigode e barba) e axilares aparecerão alguns anos mais tarde.

Os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento sexual são chamados de esteróides sexuais.  Além das características físicas já descritas, os esteróides sexuais aceleram o crescimento e também avançam a idade óssea. 

 

Como é feita a regulação hormonal da puberdade?

Os hormônios sexuais são produzidos principalmente nas gônadas mas uma parte é produzida nas adrenais.  Os ovários (as gônadas nas meninas) produzem principalmente estrogênios e progestágenos.  Estes hormônios são os responsáveis pelos caracteres sexuais femininos e pelo ciclo menstrual.  Os testículos (gônadas masculinas) produzem androgênios, sendo testosterona o principal. 

A produção hormonal das gônadas é regulada pela hipófise, uma pequena glândula, localizada no cérebro e que regula a maioria das outras glândulas.  Dois hormônios hipofisários estão envolvidos na função gonadal: hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH).  A produção destes, por sua vez, é regulada pelo hipotálamo (região do cérebro), através do GnRH e por retro-alimentação negativa, aonde os níveis de hormônios sexuais participam na regulação da própria síntese, regulando a produção de LH, FSH e GnRH.

Definições importantes para discussão relacionada à puberdade:

·      Telarca - início do desenvolvimento das glândulas mamárias

·      Pubarca - início do desenvolvimento de pêlos pubianos

·      Adrenarca - início da produção de androgênios pelas supra-renais

·      Gonadarca - maturação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas

·      Puberdade central - dependente de GnRH

·      Puberdade periférica / não-central - independente de GnRH

·      Puberdade isosexual - mudanças de acordo com o sexo

·      Puberdade heterosexual - mudanças discordantes do sexo

·      Hirsutismo - Desenvolvimento de pêlos dependente de androgênios, seguindo um padrão masculino

·      Hipertricose - Desenvolvimento de pêlos sem um padrão sexual

·      Virilização – masculinização

·      Ginecomastia – desenvolvimento de glândulas mamárias em indivíduos do sexo masculino

·      Telarca precoce - Desenvolvimento mamário isolado.  Ocorre em duas idades: no período neonatal (desaparecendo antes dos 6 meses de vida) e em meninas com           idade entre 0.5 e 3 anos.  Neste caso pode desaparecer ou não até os 4 anos de idade.

·      Adrenarca precoce - Presença de pêlos pubianos, sem níveis elevados de androgênios e sem um avanço importante da idade óssea

 

Retornar para homepage

Ir para ginecomastia, puberdade precoce, puberdade tardia