A tireóide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço em forma de borboleta.  Bócio é quando a glândula tireóide está aumentada de tamanho.  Este aumento pode ser difuso, causado por um processo inflamatório ou por excesso de estimulo, ou pode ser localizado, o que pode ser devido à presença de um nódulo.

Ao examinar a tireóide com os dedos o médico avaliará se o aumento é generalizado ou se apresenta algumas irregularidades, formando nódulos.  Deverá avaliar também se existe dor ao pressionar a glândula.  O médico também deverá investigar se existem sinais de excesso de hormônio tireoidiano (tireotoxicose) ou de deficiência (hipotireoidismo).

A tireotoxicose é caracterizada por uma hiperatividade metabólica.  A pessoa apresenta perda de peso, sente mais cansaço e calor, transpira mais e sente o coração mais rápido (imagine alguém que fez uso de drogas estimulantes, como a cocaína).  Já no hipotireoidismo o quadro é o oposto: uma diminuição do nível energético com ganho de peso, a sensação de frio, a pele seca e cansaço.

A busca por uma opinião médica está sempre indicada para pessoas que acreditam apresentar um aumento da glândula tireoidiana visto que o exame por alguém experiente assim como a solicitação de exames com a devida interpretação dos resultados é de grande importância.

 

Retornar para a Homepage