Do mesmo modo que a obesidade está relacionada a uma ingestão calórica maior do que o gasto energético, a perda de peso está relacionada a um gasto energético (calórico) maior do que o número de calorias que são absorvidas (não utilizei a expressão “calorias ingeridas” porque em algumas situações as calorias são ingeridas mas não são absorvidas).

São inúmeras as causas para a perda de peso e é quase impossível rever todas aqui.  Mencionaremos algumas mais comuns, com ênfase nas de origem endócrina.

Quando se ingerem alimentos, estes devem ser digeridos no trato intestinal e os produtos desta digestão devem ser absorvidos para dentro do organismo para serem utilizados.  Doenças que interferem na digestão, como por exemplo alteração pancreáticas e doenças que afetam a absorção de alimentos, são causas importantes de perda de peso.  Pessoas que estão perdendo peso e apresentam alterações no ritmo intestinal ou dor abdominal recorrente devem procurar seu médico para uma avaliação nesta área.

Depois que o alimento é ingerido e absorvido ele tem que ser metabolizado para ser utilizado pelo organismo; algumas doenças, como diabetes mellitus podem afetar a capacidade de utilização das reservas energéticas.  Perda de peso tanto pode ser a queixa inicial, que leva a um diagnóstico de diabetes como pode ser um sinal de que a pessoa diabética não está bem controlada.

Depois que o alimento é ingerido, absorvido e metabolizado ele será utilizado e doenças que alteram o ritmo de utilização de calorias, aumentando o gasto energético podem ter diversas causas.  Doenças infecciosas, doenças reumatológicas e neoplásicas podem afetar o metabolismo, aumentando o gasto energético.  A falta de cortisol, um hormônio produzido na adrenal, pode causar inicialmente uma perda de peso (chamada de síndrome de Addison).

Excluindo o diabetes mellitus, a causa endócrina mais freqüente para a perda de peso é o aumento dos níveis de hormônio tireoidiano no sangue, chamado de tireotoxicose.  Nesta condição, o excesso de hormônio tireoidiano acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético.

Retornar à Homepage