Uma criança nasceu e foi realizado o teste do pezinho para dosagem da 17 hidroxiprogesterona.  O resultado foi fora do esperado.  O que isso significa e o que fazer?

A 17 hidroxiprogesterona é um precursor da síntese de esteróides.  Na forma mais comum de hiperplasia congênita da supra-renal está elevada.

Há diferentes formas de hiperplasia congênita da supra-renal e diferentes apresentações clínicas.  No caso dos testes neonatais positivos podemos pensar principalmente em duas formas: a clássica e a não-clássica.  A forma clássica necessita de tratamento no primeiro mês de vida pois a produção de cortisol (um hormônio esteróide produzido na adrenal) não é suficiente para a estabilidade do organismo do bebê e pode causar risco de vida.  Já a forma não clássica só vai apresentar sintomas após o segundo ou terceiro ano de vida e não necessita de tratamento no período neonatal.

Quando o nível de 17 hidroxiprogesterona está elevado no teste do pézinho é importantíssimo uma avaliação clínica e laboratorial urgente para que a equipe médica possa ter uma noção se este é um caso que necessita de tratamento ou pode ser acompanhado no ambulatório.

Voltando às perguntas iniciais sobre o que um valor elevado de 17 hidroxiprogesterona no teste do pezinho significa e o que fazer, podemos simplificar dizendo que frente à resultados anormais no teste do pezinho, deve-se entrar em contato com o pediatra do bebê o mais breve possível, pois uma investigação mais profunda se faz necessária. 

 

Retornar à Homepage